Se qualificar é a primeira opção para se diferenciar no mercado, eu sempre falo aos meus alunos que para se diferenciar você precisa alcançar um nicho de sua profissão, mas você pode estar se perguntando: o que é um nicho de profissão?
Encontrar um nicho de profissão é se distanciar da maioria, é escolher uma área específica para se aperfeiçoar e se destacar nela, por exemplo, você pode ser um Eletricista mas especialista em manutenção de sistemas de acionamentos de compressores, percebeu o quanto ficou específico?
Pelo fato de estar sempre em busca de novidades e tendências deste nosso setor, percebi que com a necessidade do mercado em aumentar a quantidade de sistemas e instalações automatizadas em todos os seguimentos fez com que os profissionais fossem obrigados a se qualificarem em Comandos Elétricos , claro que este é simplesmente o início, mas se você não entende Comandos Elétricos não entende automação, é fato.
Seguimentos como instalações residenciais são as “surpresas” deste mercado, a maioria dos profissionais que se dedicam a instalações elétricas em instalações prediais não dão a devida importância em se qualificar para a automação residencial, o discurso é sempre o mesmo:
Poucos tem interesse por ser caro a instalação de automação residencial/predial
Será? O que são poucos? A Aureside afirma que 78% dos Brasileiros tem interesse em adquirir equipamentos de automação residencial.
Porque entrei neste detalhe? Porque se você atua com instalações elétricas residenciais então comandos elétricos é uma necessidade natural para você. Agora, se você atua na indústria na área de instalações ou manutenção então eu não preciso te convencer, não é? você já conhece esta sua realidade.
2 – É um dos cursos mais cobiçados
Já era de se esperar certo? O curso de comandos elétricos é sem sombra de dúvidas um dos mais cobiçados pelo profissional da área elétrica, durante meus quase 10 anos de instrutor de treinamentos no SENAI era possível notar que a grande maioria dos profissionais tinham ao menos a intensão de realizar este treinamento. E para ser sincero era também o curso que eu mais gostava de ministrar.
Não é a toa mesmo, como você percebeu no tópico 1 logo acima, Comandos Elétricos deixou de ser simplesmente uma capacitação da área industrial e a cada dia que passa invade todos os demais setores (residenciais e comerciais).
O sonho de estar qualificado e prestes a ingressar em uma área de conhecimento mais específica é um dos objetivos de praticamente 100% dos profissionais que estão neste nosso seguimento. O curso de comandos é o primeiro passo para esta qualificação, você mesmo pode observar que, quando você conversa com seus amigos de profissão, em algum momento, acabam falando de comandos elétricos, não é verdade?
Não se engane, não quero falar aqui de conteúdo programático e sim dos 3 conceitos básicos que devem ser base para estruturar este treinamento, são eles:
As lógicas de contatos é a base para o profissional conseguir partir do ponto “A” para o ponto “B” no entendimento de comandos, ou seja, quando o profissional entente quais são as únicas 3 formas possíveis de associação dos contatos de um diagrama ele consegue ter uma visão diferenciada no entendimento dos diagramas que ele vai conviver em seu dia a dia de profissão.
A referência cruzada é sem dúvidas uma das sacadas mais importantes para o profissional da área de elétrica que decidiu dar um salto em sua carreira e ingressou nesta qualificação de comandos elétricos, costumo associar a referência cruzada com um “mapa do tesouro”.
É impossível achar o tesouro sem um mapa, certo? Também é impossível entender um diagrama complexo rapidamente sem a referência cruzada.
As máquinas elétricas representam para nós as cargas a serem acionadas por uma lógica de comandos, sendo assim, se você não entende o que você vai acionar então nunca conseguirá entender ou elaborar um diagrama de comando, sem dúvidas, é a base de seu aprendizado, aprenda as máquinas e depois como elas são acionadas.
O mais triste é perceber que em alguns casos, o ensino técnico e profissionalizante se transformou em um produto comercializável e o ensinamento propriamente dito ficou de lado, claro que não estou generalizando aqui, mas podemos observar que isso é uma realidade em diversas instituições.
Quando decidi criar o meu treinamento de máquinas e comandos elétricos online eu tentei reunir todas as técnicas mais eficientes para conseguir ter o melhor curso online de comandos elétricos, exatamente por isso estruturei este treinamento 100% em vídeo aulas para melhorar ainda mais o aprendizado e trazer o melhor conteúdo e mais eficiente para cada um de meus alunos, as apostilas contam sempre com ilustrações didáticas mas são simplesmente complementos das vídeo aulas.
Espero que este artigo possa ter agregado mais um pouco em sua percepção desta área que é uma das principais deste nosso setor e que vem se expandindo a cada dia.
Muito obrigado e até nosso próximo artigo
Matéria retirada do site www.saladaeletrica.com.br